03/05/2013

A Saga Ruiva da Ana - 50 Tons de Ruivos


Bem vindos ao paraíso das ruivas!

Pelo menos é assim que eu espero que a vida fique depois de eu contar pra vocês toda a minha trajetória pra ficar com o cabelo dessa cor aí. 
Eu sempre gostei de pintar o cabelo e já até fui ruiva, mas nessa época eu queria era um vermelho- fantasia e agora a minha busca pelo ruivo perfeito é o ruivo acobreado. A minha saga ruiva começou em Julho do ano passado depois de muitas pesquisas de tinta na net e eu usei primeiramente como base as dicas da Nay Rattacasso do blog OrdinaryGiirls, neste video. Nos posts do blog ela fala muito sobre tintas que ela usou e indica várias também! Vale a pena dar uma conferida também neste post do blog "E Aí, Beleza?" em que a Karen indica umas tintas e fale sobre os nomes de todos os tons de ruivos aqui.
Outra coisa para se levar em consideração na hora de pintar o cabelo (isso não vale só para os ruivos) é a cor base que seu cabelo está para a cor que você quer ir e também do seu tom de pele, né? Bom, ainda o blog "E Aí, Beleza?" a Karen fez um post sobre como entender essa questão de numeração das tintas e nuances aqui, mas eu vou dar uma explicada bem prática pra vocês.
Quando vamos comprar alguma tintura não podemos contar com o resultado da caixinha e muito menos no nome dela, temos que ler os números e isso eu vou te ensinar agora:


Esses números que você está vendo são os primeiros números que vem na caixinha de tinta. Sei que muita gente nunca deu atenção pra eles e se importou mais com a amostra da caixinha, mas agora viu como eles são úteis, né?
Então veja bem, o que você precisa decorar é que quanto menor o número mais escura é a tinta (ou a cor do cabelo) e que numa tintura, os primeiros números são a altura da cor.
1 - Preto Profundo
2 - Preto Natural
3 - Castanho Escuro
4 - Castanho Médio
5- Castanho Claro
7 - Loiro Médio
8 - Loiro Claro
9 - Loiro Muito Claro
10 - Loiro Claríssimo


Essa é a tabela de nuances/reflexos das tinturas e é mais difícil de decorar, mas com calma a gente chega lá.
Esses números são os que vem depois do pontinho do número que indica a cor, por exemplo a tintura 8.4 é um loiro claro com nuance/reflexos dourados. Esses números são equivalentes a essas cores:
.0 Natural 
.1 Acinzentado
.2 Violeta/Azulado
.3 Acobreado
.4 Dourado
.5 Acaju
.6 Vermelho
.7 Marrom
Sabendo disso, vamos tomar como exemplo uma tintura que seja 77.44 já dá pra entender que o Loiro que equivale a altura 7 e o Dourado que equivale a nuance 4 é mais intenso, certo? 
Agora que você sabe tudo isso, vai entender direitinho as tinturas que eu usei a minha saga:


Base: bom, a minha base tava metade natural e a outra metade cheia de outras tinturas antigas e um processo químico de alisamento (uma forma bonita de falar que eu fiz progressiva) pra me atrapalhar a tingir o cabelo.
Igora 7.7: eu resolvi ser ruiva SEM DESCOLORIR o cabelo (muitas pessoas costumam fazer luzes e tingir a cada 3 meses, como a Gleyci do blog "Desocupada é a Mãe"), meu cabelo clareou só com tinta sobre tinta e pra fazer isso eu comecei com uma numeração não muito maior que dois tons do meu cabelo pra não agredir muito a estrutura do meu fio que é bem fini Etão, vi umas fotos maravilhosas de umas garotas que usaram essa tintura e resolvi apostar nela. Comprei ela online e cometi o erro de não comprar a agua oxigenada porque eu não sabia que essas tinturas profissionais vinham assim (ok, pode rir asduashduhsad). E eu usei uma ox(igenada) com essa tinta que nem era da mesma marca. Se você comprar uma tintura de uma marca, tem que comprar no minimo uma ox a mesma marca. MAS O QUE EU QUERO FALAR MESMO É: depois eu descobri que essa tinta é uma loucura, em uns cabelos ela abre e em outro ela fecha e como você pode perceber, eu tive o azar dela fechar no meu.
Koleston 77.44: depois de ficar um tempão sem pintar o cabelo e sem saber como começar a ficar ruiva sem as luzes eu resolvi comprar essa tinta porque é a única tinta de farmácia que tem a base laranja (descobri isso pesquisando) e como eu já a tinha usado, sabia que dessa vez a tinta daria certo e eu ficaria ruiva, não da cor que eu queria, mas ruiva. Ajudou a clarear meu cabelo, mas infelizmente em um mês tava uma coisa horrorosa e super desbotada.
?: essa interrogação é ótima. Na verdade eu não sei que tinta eu usei nesse dia porque foi a única vez que eu pintei no salão. Eu tinha levado uma tintura que minha mãe trouxe pra mim dos states, mas a tinta era sem amônia, não tinha numeração e ela nem tinha certeza mais de que cor que era. No final das contas o cabeleireiro misturou a que eu levei com mais algumas dele lá, mas desbotou super rápido também :(
Anilina: como você leu anteriormente eu já estava com o cabelo super desbotado e desesperada para pintar, então eu comecei a pesquisar sobre tonalizantes e intensificadores. Mas aí preferi passar a anilina porque não existe nenhum intensificador cobre (se eu estiver errada por favor me corrija e me mande um link de onde comprar) e o tonalizante não valeria a pena para mim, meu cabelo é oleoso e eu o lavo quase todos os dias. A mistura de anilina que eu fiz nem foi mistura, eu usei a laranja pura. Pra quem não sabe tem umas misturas certas de anilina pra ficar da cor que você quer, pra ser laranja mesmo a mistura é Laranja + Vermelho. Fiz uma bagunça, meu banheiro e minha fronha ficaram um tempo manchados mas valeu super a pena :) eu pretendo fazer isso de novo, mas com a mistura certa.
Alfaparf 8.4 com Ox 30: se você não conseguiu ler isso a tradução é Alfaparf 8.4 com água oxigenada volume 30. O volume da água oxigenada também interfere na cor da tinta no seu cabelo, porque a água oxigenada ajuda a abrir os fios e consequentemente "abre" a cor. Eu comprei essa tinta com muito pesar no coração porque tinha descoberto oficialmente: a Alfaparf 8.34 da linha Evolution Of The Color saiu de linha, NÃO EXISTE MAIS, e essa era a tinta perfeita dos meus sonhos. Então, estava eu numa loja de cabeleireiros frustrada, louca pra pintar o cabelo e me indicaram a comprar a 8.4 com ox de 30 que "daria o mesmo resultado a 8.34". No final das contas eu pintei e adorei o resultado, quanto mais desbota mais ruiva eu fico. <3
Sobrancelha: acho isso uma detalhe importantissimo e complicadissimo... se você quer ser ruiva natural, tem que ter no minimo a sobrancelha clara, né? Tem gente que pinta com tinta e era o que eu queria fazer mas tava com medo da sobrancelha ficar super laranja ou super tosca. Conversei muito com uma amiga e ela me indicou a usar uma ox de 30 ou 40 + pó descolorante por uns 10 min sem sair da frente do espelho. Eu deixei descolorir até ficar um castanho douradinho e ficou 10000000x melhor, deu uma leveza muito grande pro meu rosto e não ficou artificial.

+ DETALHES IMPORTANTES +

É difícil saber por onde começar a ficar ruiva e muita gente acaba fazendo as luzes e pintando, mas eu sou contra isso. O fio descolorido não absorve a tinta completamente, ela acaba desbotando muito mais rápido. "Mas Ana, você não descoloriu, como você sabe?" eu sei porque eu já fui loira (mais precisamente em 2010), passei várias tinturas e a única coisa que tirou o loiro de mim foi cortando o cabelo, e ainda assim minhas pontas continuam loiras.
Uma outra coisa é: ruivo não gosta de chapinha, tira o brilho da tinta. As fotos que meu cabelo está liso são fotos que eu tirei depois de pintar. Depois que comecei a tingir o cabelo com frequência, também comecei a evitar chapinha/escova, dei preferência a shampoos sem sal e a mais hidratações caseiras. Pintar o cabelo não é só investir cash e ir no salão ou fazer em casa, você tem que investir seu tempo também, tem que cuidar, se dedicar pro seu cabelo ficar lindo sempre!

5 comentários:

  1. Olá Ana tem uns tonalizantes para as ruivíssimas, tem o Color intense C.Kamura na cor conhaque: http://www.gosteieagora.com/2013/01/18/para-reavivar-o-ruivo-c-kamura-color-intense-conhaque/

    Comprei ontem e ainda vou testar o creme de hidratação com cor: https://www.google.com.br/search?q=kera+color+tons+acobreados&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=lOfBUfWaNOLI0gGi24CoCw&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1517&bih=714#facrc=_&imgrc=m2kK_n136CQFxM%3A%3BG0r8t65SlSHdjM%3Bhttp%253A%252F%252Flh4.ggpht.com%252F-AymgUmzzU7s%252FUJFuEDQCYMI%252FAAAAAAAATG0%252FtmuhgFkoaBk%252Fkeracolor%2525252520cobre%2525252520vitabelle_thumb%252525255B1%252525255D.jpg%253Fimgmax%253D800%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.testandoprodutoscosmeticos.com%252F2012%252F10%252Ftestei-keracolor-para-cabelos.html%3B600%3B450
    e o Keraton Color, que eu não gostei muito, pq dura pouco e deixa o cabelo bem duro: https://www.google.com.br/search?q=kera+color+tons+acobreados&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=lOfBUfWaNOLI0gGi24CoCw&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1517&bih=714#biw=1517&bih=714&tbm=isch&q=keraton+hard+crazy+orange&spell=1&sa=X&ei=7OfBUYixHem10AHWkYHYCw&ved=0CE0QvwUoAA&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.dmQ&fp=12765d11733cb975&facrc=_&imgrc=J1n434wFtk7kzM%3A%3Bpcz4nV5nsY2zuM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gosteieagora.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F07%252Fgostei-e-agora-ruivo-perfeito-04.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gosteieagora.com%252F2012%252F07%252F16%252Fem-busca-do-ruivo-perfeito-a-saga-parte-2%252F%3B400%3B395

    ResponderExcluir
  2. Oi Anny, conheço esses tonalizantes mas não tenho coragem de usar porque eles saem rápido do cabelo. Então, prefiro a anilina mesmo que é mais em conta.

    ResponderExcluir
  3. nao entendi direito mas como foi mesmo a sua mistura com a anilina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode separar um pouco de creme com a anilina e passar no cabelo, depois é só lavar a cabeça normalmente, nem precisa esperar!

      Excluir
  4. Essa historia de que cabelo descolorido não segura tinta é um pouco furada. Cabelo Mal tratado não segura tinta. Eu tinha a base loira (loiro palha ao extremo), fui pro ruivo com um simples banho de brilho da Keraton (que deu pra 4 aplicações, sem misturar no creme). Cobriu perfeitamente, e após um mês, só perde aquele brilho (normal). Mas agora estou com preguiça de gastar 17 reais com ele de novo, mas duvido que vou conseguir acertar a raiz com a anilina da vida... suahsuahsuah

    ResponderExcluir

© 2014 Conspiração Vital - Todos os Direitos Reservados | Design por Ceres Bifano, Diagramação por  Matheus Pacheco.